Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]



 

 




 
O Clube dos Pensadores (CdP) está de regresso e vai sempre que puder, debater temas, para além da política.
Joaquim Jorge , fundador do CdP , convidou Júlio Machado Vaz, para estar presente no dia 13 de Fevereiro (segunda-feira), no Hotel Holiday Inn em Gaia, pelas 21:30.

O tema abordado será:"O Envelhecimento e o Sexo”.

O Clube dos Pensadores sempre que pode procura abrir os debates a assuntos que suscitam interesse na sociedade. Recentemente recebeu o investigador Sobrinho Simões que abordou “A Nova Medicina”. Com a nova medicina e a consequente possibilidade do aumento da esperança de vida há implicações no Serviço Nacional de Saúde e nas Pensões de Reforma.
Desta vez proporcionou-se a presença de Júlio Machado Vaz, professor universitário, médico-psiquiatra e sexólogo

O tema proposto para este debate, tendo em conta que a população portuguesa está a ficar cada vez mais envelhecida. A fase do envelhecimento é caracterizada por mudanças fisiológicas, emocionais, sociais e de aparência física. As alterações fisiológicas são marcadas pela diminuição da produção de hormonas sexuais.

É importante o esclarecimento de dúvidas, para quem é casado ou solteiro preparando-os para lidar com alterações da vida sexual, evitando situações de mal-estar ou que precipitam o fracasso de uma relação.

O processo do envelhecimento e nos períodos da andropausa e menopausa implicam alterações, mas isso não quer dizer que não se possa continuar a ter uma vida sexual activa.Por outro lado, em idades mais avançadas, o comprometimento das condições físicas e a presença de doenças diversas podem comprometer a actividade sexual.

A vivência da sexualidade com o avançar da idade, nada mais, é do que a continuação de um processo que teve início na infância.

Joaquim Jorge

Autoria e outros dados (tags, etc)

comentários

comentários

Mensagens




Mais sobre mim

foto do autor



calendário

Fevereiro 2017

D S T Q Q S S
1234
567891011
12131415161718
19202122232425
262728