Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]



 

Joaquim Jorge, fundador do Clube dos Pensadores (CdP) convidou Marisa Matias candidata presidencial do BE, para estar presente dia 9 de Janeiro (sábado), pelas 21h30, no Hotel Holiday Inn em Gaia.

O CdP na tentativa de receber a maioria dos candidatos presidenciais, tendo em conta o calendário presidencial: debates televisivos (1 a 9 de Janeiro); campanha eleitoral (10 a 22 de Dezembro);eleição presidencial realiza-se dia 24 de Janeiro. Não se fez rogado e vai realizar o debate com Marisa Matias, num sábado, o que nunca o fez. O dia de semana habitual para realizar os seus debates é à segunda-feira.

Antes, recebeu Edgar Silva, candidato do PCP, excepcionalmente, em época festiva: entre o Natal e o Ano Novo. Deste modo, o CdP já tinha recebido Sampaio da Nóvoa, Henrique Neto, Maria de Belém, Paulo Morais.

É a vez de Marisa Matias tomar a palavra, dar as suas opiniões e apresentar as suas propostas. No dia em que está previsto o frente-a-frente na televisão entre Sampaio da Nóvoa e Maria de Belém.

Marisa Matias tem tecido várias críticas a Marcelo Rebelo de Sousa considerando incompreensível que se mostre preocupado com os efeitos dos cortes orçamentais na saúde, tendo ele apoiado o Governo anterior, que foi o responsável por essa política. Por outro lado, acha que Marcelo foi pago no seu espaço de comentário televisivo, durante mais de dez anos para fazer campanha, deste modo, não precisa de gastar muito dinheiro. Marcelo Rebelo de Sousa tem o sexto maior orçamento de campanha, com 157 mil euros de despesas. Marisa Matias prevê gastar cerca de 450 mil euros.

Gastos à parte, nesta campanha eleitoral não se tem discutido as propostas dos diversos candidatos. Uma campanha serve para se conhecer melhor cada candidato, mas também, o que faria em casos como o Banif e todos os outros rombos provocados pela intervenção nos diversos bancos (BPP, BPN, BES), opinião sobre a excessiva austeridade, divida pública, défice orçamental, reestruturação da dívida, relação com a Europa, relacionamento com o Governo de António Costa que tem apoio parlamentar do PCP e BE, etc..

O Presidente da República não tem poder para conduzir a política geral do país, mas tem poder para exercer o seu magistério de influência com a sua intervenção. Deste modo, é muito importante conhecer o perfil de cada candidato.

O CdP reivindica o valor do debate de ideias e da diversidade de opinião na presença das pessoas. Este espaço aberto e de reflexão é uma das essências da democracia.


Joaquim Jorge

Autoria e outros dados (tags, etc)

comentários

comentários

Mensagens




Mais sobre mim

foto do autor


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.


calendário

Janeiro 2016

D S T Q Q S S
12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930
31