Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]



IBRAHIMOVIC

07.08.16

 

Zlatan Ibrahimovic, mais conhecido por Ibrahimovic ou pelo diminutivo Ibra, tem origens na ex-Jugoslávia: é filho de pai bósnio muçulmano e mãe croata católica. Nasceu em Rosengård, bairro humilde da cidade de Malmö, com muitos imigrantes. Todavia, optou pela nacionalidade sueca. Logo no início da sua carreira tornou-se um símbolo da integração dos imigrantes. Sempre foi um ídolo e gosta de ser idolatrado. Tem uma personalidade muito forte que o ajuda a vencer no futebol que é um desporto que se joga com as pernas mas tem muito de mental.

Muitos suecos não apreciam a sua maneira de ser, o seu temperamento, o seu individualismo e as regalias que tinha na selecção. Os suecos não gostam de pessoas que se acham melhor que os outros ou mais importante que alguém.

Este ano, Ibrahimovic é atleta do Manchester United, no seu primeiro jogo marcou um golo espectacular de forma acrobática. Sabe aproveitar a sua altura e força para se impor aos defesas adversários, e também possui velocidade, habilidade e elasticidade incomuns em jogadores tão altos, fruto da sua prática no taekwondo, modalidade na qual é cinturão negro.

É presença regular em listas que escolhem os melhores jogadores de futebol do mundo. Fazendo jus à sua rebeldia e à sua personalidade, tem tiradas impressionantes como: "Se trocarem a Torre Eiffel por uma estátua minha prometo ficar no PSG". Ou numa resposta a Cantona: "Não serei rei, serei Deus de Manchester".

Contudo recordo-me de um episódio interessante, que aconteceu no início da sua carreira, Arsène Wenger viu nele um jovem promissor e pediu a sua aquisição. Ibrahimovic foi então convidado a passar por um período de testes no qual treinaria com o plantel do Arsenal para que fosse feita a sua avaliação. A resposta do jogador ao convite foi: " Ibrahimovic não faz testes". Com a sua recusa, quem ganhou foi o Ajax, que o contratou.

Ibrahimovic, ainda chegou há pouco tempo ao Manchester e já mostrou credenciais, fazendo com que facturasse 90 milhões de euros. A venda de camisolas por este andar vai dar para pagar Pogba. É um fenómeno de popularidade e ninguém lhe fica indiferente. Pelos clubes, por onde passou, deu imenso dinheiro a ganhar. Todos os clubes pela sua aquisição pagaram por Ibrahimovic, 169, 1 milhões de euros: Malmö-Ajax (7,8); Ajax-Juventus (16); Juventus-Inter (24,8); Inter-Barcelona (69,5); Barcelona-Milan (30); Milan-PSG (21). Está muito perto do jogador que mais dinheiro movimentou até agora, que foi Di Maria, 179 milhões de euros.

Foi a custo zero para o Manchester e aufere perto de 1,5milhões de euros por mês. Tem contrato com o Manchester por um ano, mais um de opção. É inacreditável para quem tem 34 anos e em Outubro faz 35 anos.
Cai por terra a ideia generalizada que um jogador com mais de 30 anos é velho. Depende da vida que leva e dos cuidados que tem com o seu físico.

Ficará com a camisola número 9, no PSG tinha o número 10, mas ele é um nove e meio que vem atrás buscar jogo e cria espaço.

Este ano vou seguir, a par e passo, o Manchester United, pela presença de Mourinho mas também de Ibrahimovic. O Chelsea deixou de despertar-me interesse. Aliás, quando Mourinho saiu, o Chelsea para mim passou para as calendas gregas. Domingo já tenho que fazer, de tarde, vou ver a Supercopa de Inglaterra, disputada entre Manchester United e Leicester City no mítico estádio de Wembey.

JJ

Autoria e outros dados (tags, etc)

comentários

comentários

Mensagens




Mais sobre mim

foto do autor


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.


calendário

Agosto 2016

D S T Q Q S S
123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
28293031