Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]



José Sócrates

22.11.14

 



José Sócrates, segundo a Rádio Renascença, foi detido para interrogatório no aeroporto de Lisboa, pelas 23h10, de sexta-feira, quando chegava de Paris A Procuradoria-Geral da República confirma, numa nota, a detenção de José Sócrates no âmbito de um processo em que se investigam suspeitas de crimes de fraude fiscal, branqueamento de capitais e corrupção.


Sócrates vai ser ouvido este sábado. O ex-administrador do grupo Lena Carlos Santos Silva, o advogado Gonçalo Ferreira e o motorista João Perna foram também detidos.

É a primeira vez na história da democracia portuguesa que um ex-primeiro-ministro é detido para interrogatório judicial. Segundo o Correio da Manhã, Sócrates abandonou as instalações do DCIAP à 01h19 e passou a noite nas instalações da polícia.
Pelo que li o inquérito investiga operações bancárias, movimentos e transferências de dinheiro sem justificação conhecida e legalmente admissível, encontra-se em segredo de justiça.
 
Não fico feliz nem triste. Porém fico descansado que a justiça dá sinais de vida e que procura combater a corrupção e desencadeia diligências seja para quem for , até neste caso, de um ex- primeiro-ministro.
Já critiquei muitas vezes José Sócrates durante os seus mandatos , mas não deixo de reconhecer que fez coisas bem feitas como a política de energias alternativas, a renovação do parque escolar , a defesa do consumidor , entre outras. Todavia ninguém está acima da lei e deve ser julgado pelo que faz.
 
Já sei que muitos vão dizer que isto é uma tramóia orquestrada pela direita , devido ao congresso do PS e se pretende atingir António Costa , outros que estamos perto  das eleições e tem a mão do governo, etc.
Por mim, fico atento ao funcionamento da justiça fora do âmbito da política e aguardo o desenrolar dos acontecimentos para bem da nação e dos dinheiros públicos, quer seja gente de direita ou de esquerda, do PSD ou PS, ricos ou pobres, políticos ou não políticos, gente influente ou não , empresários ou trabalhadores.
 
Exijo como cidadão e  quero que a justiça funcione e que se condene os corruptos . É a única forma  de haver uma réstia de esperança para que se possa acreditar na democracia e ela faça sentido. No futuro quem tentar ser corrupto começa a pensar duas vezes e percebe que não ficará impune.

O juiz Carlos Alexandre é o responsável pelo organismo que coordenou a investigação que levou à detenção de José Sócrates.

Monte Branco, Furacão, Portucale, Apito Dourado, Face Oculta, BPN, Remédio Santo, BES, vistos “gold” e, esta sexta-feira, detenção de José Sócrates. Estes são alguns dos casos complexos e mediáticos em que esteve ou está envolvido o juiz Carlos Alexandre.
 
JJ

Autoria e outros dados (tags, etc)

comentários

comentários

Mensagens



comentários

De João Carlos Reis a 01.12.2014 às 02:47

Prezado João,
eu só tenho a acrescentar ao que escreveu o seguinte:
O que infelizmente a realidade (e é com grande pesar e tristeza que o escrevo, pois gostaria de escrever o oposto do que vou escrever) nos tem demonstrado no pós-25 de Abril é que a grande maioria dos políticos (e em particular aqueles que nos têm (des)governado), até prova em contrário, é culpada. Bem... mas dirão os "velhos do Restelo": "Nã, não... todos são inocentes até prova em contrário..."... Pois... mas vamos à, infelizmente, bem triste realidade dos factos que provam o que eu afirmei na minha primeira frase (e isto só para falar nas provas que mais dão nas vistas, tanto a nível interno como internacional, pois muitas outras poderia dar): 40 anos de Democracia, 3 auxílios financeiros externos. E só não os houve na última década do milénio passado nem na primeira deste milénio por causa dos milhões que vieram para Portugal da antiga C.E.E.. Também afirmo, com muita consternação minha, que, se os nossos políticos continuarem a não ter carácter, a não serem idóneos e afins, bem podem ter a certeza absoluta que na próxima década também iremos precisar de outro auxílio financeiro externo. Vão-se preparando, compatriotas...
Se estas investigações que agora estão a fazer ao Sócrates (e desengane-se quem pensa que foi ele que originou a crise, pois ele apenas agravou aquilo que já vinha de trás, mais propriamente de todos os governos desde 1975) tivessem sido feitas logo no primeiro governo do Mário Soares, de certeza absoluta que que todos os nossos governantes desde então poderiam continuar a não ter vergonha, mas pelo menos teriam medo antes de se deixarem corromper (e afins) e de tomar decisões desastrosas para o país e para os meus compatriotas e poderíamos, se também fossem competentes, viver num dos países com melhor nível de vida do mundo.
Eu bem que gostaria de deixar aqui um elogio aos nossos governantes e políticos, sinal que estaríamos bem melhor do que agora estamos, mas infelizmente (e sem orgulho nenhum) sou obrigado a constatar o facto de que todos eles, uns mais, outros menos, contribuíram, juntamente com o auxílio da maioria dos nossos empresários, administradores e afins, de forma significativa para “o estado a que isto chegou”...

Comentar post



Mais sobre mim

foto do autor


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.


calendário

Novembro 2014

D S T Q Q S S
1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829
30