Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]



Silly Season

09.08.14

 

 A política, no Verão tirando a tempestade do BES e as decisões do TC, segue o habitual neste país de hábitos e seguidismo – não se passa nada –, toda a gente quer ir de férias tenha ou não dinheiro para gastar, depois logo se vê, muitos vão ao banco e ninguém precisa de saber, vive-se de aparências volúveis permitindo o clímax momentâneo. Pedro Passos Coelho desapareceu na Manta Rota - Algarve e nem o BES o fez vir a Lisboa.

 

Mais tarde é a ressaca de ter de pagar as contas quer do cartão de crédito quer do empréstimo por passear. Sonhar, festas, ir aos locais in,procurar aparecer nas revistas cor-de-rosa, mas são sempre as mesmas caras, é a silly season. Ainda não percebi porque é que os portugueses vão todos de férias em Agosto? Há muito mais gente, são muito mais mal atendidos, é muito mais caro – a qualidade da estadia e de vida muito pior. Os portugueses adoram fazer o que todos fazem, assim são normais, vêem gente e são vistos. Os políticos não fogem à regra.

 

Este ano não fugirá da norma, porém sente-se a crise por todo o lado. As férias deste ano existem, mas de cinto apertado. Porém quem pode fará o habitual: a primeira quinzena de Agosto para o Algarve e a segunda quinzena para o norte: Moledo, Afife, Caminha. Vai-se ver muita gente no norte mas para quem tem casa de férias. Todavia, sinais do tempo e da crise que nos assola muita gente não irá de férias e ficará por cá – Porto e na sua cidade. As pessoas têm cada vez menos dias para as suas férias e menos dinheiro para gastar. Mas pode-se ver as coisas por outra perspectiva. Agosto na cidade é do melhor, menos gente, menos filas, dá para estacionar o carro, etc..

As férias dos políticos vão ser seguidas atentamente e a penúria do País exige decoro e contenção para quem está actualmente – a grande maioria dos portugueses – a viver com muitas dificuldades. Fazer férias em Portugal deve ser o mote, sem luxos. Esperemos que algumas medidas não sejam tomadas à socapa em época estival e que o polígrafo nacional lhes indique que ter opinião desavinda não seja uma heresia. Nesta sociedade em que os valores do trabalho pulverizam o mundo, como diz Albert Cossery, «a indolência, a preguiça e o desprendimento permite reflectir acerca do mundo em que se vive». Reflictam…

 

JJ

Autoria e outros dados (tags, etc)

comentários

comentários

Mensagens



comentários

De tresgues a 10.08.2014 às 09:24

Ainda bem que não há muita gente a pensar assim...
http://tresgues.blogs.sapo.pt/130882.html
É que, depois, as gaivotas fugiam todas. De novo ;)

De Anónimo a 09.08.2014 às 20:04

O problema é que vão de férias e nós não sabemos para onde vão.

Mas acho que deveriam fazer férias em Portugal , quiçá não terem férias pois durante o ano vão fazendo pausas e retiros

De Anónimo a 09.08.2014 às 20:02

Boa análise mas os portugueses que têm filhos não podem fazer férias noutra altura, a não ser em Agosto

Comentar post



Mais sobre mim

foto do autor


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.


calendário

Agosto 2014

D S T Q Q S S
12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930
31